quarta-feira, 9 de junho de 2010

ALTERAÇÕES DO CRESCIMENTO CELULAR

ALTERAÇÕES DO CRESCIMENTO CELULAR

1 . ATROFIA: Atrofia é a redução no volume e na função de uma célula ou órgão. É resultante da resposta adaptativa de célula ao estresse persistente, que leva à redução de suas funções , com redução das nescessidades energéticas e conseqüente diminuição do volume. O estresse pode ser causado por insuficiência vasdcular, inflamação crônica ou desuso. Uma vez restaurada a normalidade, as células atróficas podem reassumir suas funções normais e retornar ao volume inicial.
Tipos de atrofia :Atrofia por desuso ou redução do trabalho ( imobilização de um membro por fratura óssea, por paralisia devida á falta de inervação ou por repouso prolongado no leito, determina atrofia muscular) , Atrofia por diminuição do suplemento sanguíneo ( isquemia parcial, devida a obstrução parcial de uma artéria), Atrofia fisiológica (Involução que se observa com estruturas e tecidos durante a vida e que devem desaparecer por ex. arcos branquiais ), Atrofia por insuficiência de nutrientes ( inanição) e Atrofia por compressão ( compressão de certos órgãos devido a coleções líquidas ou por outras estruturas).
2 . HIPERTROFIA: Hipertrofia é o aumento do volume das células de um órgão, o quem conduz consequentemente a aumento do volume do órgão como um todo. O aumento do volume do órgão é resultante do aumento da síntese protéica, com maior produção de componentes estruturais. Tipos de hipertrofia: Hipertrofia fisiológica ( p.ex., hipertrofia das células musculares de atletas e trabalhadores braçais, por aumento da exigência de trabalho) e Hipertrofia patológica (p.ex. bexiga pode sofrer hipertrofia por aumento de exigência de trabalho de sua musculatura lisa frente à hiperplasia da próstata)..
3. HIPERPLASIA: Hiperplasia é o aumento do número de células em um órgão, em consequência do aumento do número de divisões celulares com manutenção do seu padrão morfofuncional. Para ocorrer a hiperplasia, é nescessário um fluxo sanguíneo adequado e integridade da inervação e da estrutura morfofuncional das células. Alguns estímulos fisiológicos podem provocar hiperplasia como aparecem no decurso de uma reação inflamatória, de processos regenerativos, estímulos hormonais, estímulos de trabalho. A hiperplasia pode ocorrer por solicitação funcional exagerada ou aumento da atividade hormonal. Tipos de hiperplasia: Hiperplasia fisiológica ( or ex. aumento das mamas e do útero durante puberdade e gravidez) e Hiperplasia patológica .
4. METAPLASIA:Metaplasia é a transformação de um tipo de tecido totalmente e diferenciado para um outro tipo de tecido igualmente adulto e diferenciado. A metaplasia é reversível quando cessado o estímulo que a provocou. Tipos de metaplasia: Metaplasia do tipo epitelial que ocorre geralmente após irritação crônica por ex. transformação do ep.respiratório em pavimentoso estratificado por inalação de agentes irritantes e a Metaplasia mesenquimal cartilaginosa observada em cicatrizes, cápsula sinovial e pseudo-artroses e a Hiperplasia mesenquimal óssea que é observada em qualquer tecido ósseo onde haja depósito de cálcio ou sobre qualquer cartilagem.
5. DISPLASIA: Displasia é a organização anormal ou uma diferenciação desordernada de células ou tecido presente em um órgão. Lesão na qual parte da espessura do epitélio é substituída por células com graus variados de atipia. Considerada uma lesão pré-cancerosa. Manifesta-se por crescimento desordenado, variações (atípias) de forma, tamanho e orientação( polaridade). Muito freqüentes no colo do útero. Podem ser divididas em leve, moderada ou grave de acordo com o grau de atipia.O termo NIC (neoplasia intra-epitelial cervical) é usado para avaliação e tratamento de displasias do cervix uterino. Desta forma, poderemos ter NIC I, NIC II e NIC III.NIC I corresponde a displasia leve onde ocorre discerta alteração no terço superior do epitélio pavimentoso estratificado; NIC II ou carcinoma in situ corresponde a uma displasia moderara onde ocorre moderada alteração nos dois terços superiores do epitélio e NIC III corresponde a displasia severa onde ocorre alteração das 3 camadas do epitélio.
6. ANAPLASIA: Alteração irreversível da célula.Assume um crescimento desordenado, autônomo, com alterações de forma, tamanho, cromofilia, capacidade de multiplicação e invasão ( alterações das propriedades biológicas) e sem utilidade funcional para o organismo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASILEIRO FILHO,G. BOGLIOLO Patologia geral, 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2006 .
KUMAR,V., COTRAN,R.S & ROBBINS,S.L. Patologia Básica. 5ªed. Rio de Janeiro:Ed.Guanabara Koogan, 2008
MONTENEGRO,M.R. PATOLOGIA Processos Gerais. 4 ed. Ed. Atheneu, São Paulo,2003 oogan,1998.
ROBBINS & COTRAN – Patologia: Bases Patológicas das Doenças, 7ª. Ed.Rio de Janeiro:Ed.Elsevier,2005.

INTERNET
Disponível em:
http://biblioteca.universia.net/html_bura/verColeccion/params/id/721.html
http;//www.webmd.com
http://www.bireme.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário