quarta-feira, 9 de junho de 2010

ESTUDO DOS DISTÚRBIOS DA CIRCULAÇÃO

ESTUDO DOS DISTÚRBIOS DA CIRCULAÇÃO


DISTÚRBIOS DA CIRCULAÇÃO
A circulação do sangue e a distribuição dos líquidos no organismo são feitas pela ação coordenada do coração, dos vasos sanguíneos e do sistema linfático.As artérias conduzem o sangue aos tecidos; na microcirculação ocorrem as trocas metabólicas; as veias retornam o sangue ao coração, que o movimenta continuamente; cabe aos vasos linfáticos o papel de reabsorver o excesso de líquidos filtrados na microcirculação.
1.EDEMA: É o acúmulo de líquido no intersticio , seja separando os elementos do tecido , seja ocupando cavidades serosas e dependências do interstício. Macroscópicamente , a área apresenta aumento de volume , coloração normal ou empalidecida e, à pressão localizada dá origem à uma depressão que desaparece lentamente.CAUSAS DO EDEMA
Na microcirculação ocorrem as trocas metabólicas. Os vasos aferentes e eferentes se integram por meio dos capilares que se anastomosam no tecido conjuntivo . O sangue passa das artérias para as arteríolas e das arteríolas para os capilares que se anastomosam entre si. Fatores que regulam o transporte de líquidos na microcirculação relacionam-se com a etiologia do edema. a diferença entre pressão hidrostática e pressão coloidosmótica movimenta os líquidos entre os vasos e o interstício. Quando a pressão hidrostática é maior do que a pressão oncótica dentro dos vasos, ocorre saída de líquidos dos vasos para o tecido; quando a situação se inverte, ocorre o contrário.Consideram-se 4 causas do edema: (1) Pressão hidrostática elevada; (2) Pressão oncótica reduzida; (3) obstrução da drenagem linfática e (4) retenção de sódio e água.
2. HIPEREMIA ( congestão ativa) : É a repleção sanguínea do leito capilar conseqüente á vasodilçatação arterial ou arteriolar.Causada por dilatação arteriolar com aumento do fluxo sanguíneo local. Pode ser fisiológica quando há nescessidade de maior irrigação, como ocorre no
exercício físico, na mucosa gastrintestnal durante a digestão, na pele em ambientes quentes. Pode ser patológica como nas inflamações.
3. CONGESTÃO ( Congestão passiva): É a repleção de sangue não oxigenado ou venoso no leito capilar. A congestão pode ser causada pela obstrução de uma veia (compressão do vaso, trombose etc.) ou por redução do retorno venoso ( ICC). Causada por redução da drenagem venosa, que provoca distensão das veias distais, vênulas e capilares. Processo passivo resultante do acúmulo de sangue não oxigenado ou venoso devido .→→ obstrução venosa local ou sistêmica resultante de edema ou ICC.A região torna-se de coloração vermelho-escura devido á alta concentração de hemoglobina desoxigenada.
4. HEMOSTASIA: Processo fisiológico envolvido com a fluidez do sangue e com controle de sangramento quando ocorre lesão vascular. Depende da integração de 3 componentes fundamentais →→ vasoconstrição da parede vascular, agregação das plaquetas e sistema de coagulação.
5. HEMORRAGIA: É a saída do sangue do espaço vascular ( vasos ou coração ) para o compartimento extra vascular (
cavidades ou interstício) ou para fora do organismo. Normalmente, o extravasamento de sangue de um vaso lesado é controlado pela hemostasia. O comprometimento da Hemostasia pode levar ao sangramento. As conseqüências das hemorragias dependem do volume de sangue perdido , da velocidade ou ritmo de perda do sangue e da localização da hemorragia. Denominações: As hemorragias são denominadas de acordo com a velocidade de perda de sangue em agudas ou crônicas. Classificações: As hemorragias são classificadas: (1) de acordo com a origem do sangue classificadas em cardíacas, arteriais, venosas e capilares; (2) De acordo com o destino do sangue classificadas em interna ( escoa para as cavidades internas do organismo), externa ( sai para meio externo ) e intersticial ( ocupa os espaços teciduais ) e (3) De acordo com a velocidade de saída do sangue :Agudas ou Crônicas. As hemorragias são denominadas; (a ) Hemorragias Interna: são denominadas com um prefixo HEMO ou HEMATO + um radical de localização anatômica
p.ex. hemoperitôneo , hemopericárdio e (b) Hemorragias Externas são denominadas por radical anatômico seguido de sufixo RRAGIA ,p.ex. enterorragia.
As Hemorragias externas podem ter denominações especiais : (1) epistaxe : hemorragia nasal; (2) hemoptise hemorragia pulmonar; (3) hematemese : vômito com sangue; (4) melena :: sangue nas fezes e (5) hemorragia por rexe; por ruptura da parede vascular ou coração, com saída de sangue em jato.As hemorragias intersticiais têm denominações próprias, tais como, petéquias ( são pontos hemorrágicos diminutos na pele), púrpuras são pontos hemorrágicos um pouco maiores (3 a 5 mm), equimose são manchas subcutâneas de sangue difuso no tecido ( 1 a 2 cm) ; espontânea ou traumática. Os eritrócitos são fagocitados e degradados pelos macrófagos ; a hemoglobina é convertida em bilirrubina ( azul-esverdeada) e depois em hemossiderina ( marrom-dourado) . Hematoma é
qualquer acúmulo de sangue coagulado.
6. PÚRPURAS HEMORRÁGICAS: Petéquias, Equimoses, Hematomas, Víbices
(manchas lineares em forma de vírgula ) podem estar presentes nas Doenças Hemorrágicas ou Diásteses Hemorrágicas. Neste caso constituem as chamadas Púrpuras Hemorrágicas.
7. TROMBOSE: Processo patológico caracterizado por solidificação do sangue dentro dos vasos ou coração, no indivíduo vivo. Trombose é o mecanismo de formação dos trombos. Tombos são massas sólidas ou semi-sólidas formadas durante a vida , dentro dos vasos , à partir dos constituintes do próprio sangue.
8. EMBOLIA: Embolia é o transporte , pelo sangue , de substâncias estranhas ( sólidas , líquidas ou gasosas ) , veiculadas pela circulação para pontos distantes do organismo. As substâncias transportadas são chamadas Êmbolos, p.ex. .Fragmentos de trombos , glóbulos de gordura, fragmentos de medula óssea , gases, bactérias etc, TIPOS DE EMBOLIA: (1) EMBOLIA GASOSA: Representada pela introdução de ar no sangue ex. pequenas bolhas.Esta relacionada com lesões vasculares , principalmente veias , traumatismo , cirurgia do tórax e pescoço e aborto.Pequenas bolhas podem coalescer e formar grandes bolhas e obstruir vasos do cérebro ou pulmões; (2) EMBOLIA GORDUROSA: Representada por glóbulos de gordura no sangue. Geralmente relacionada com fraturas extensas de ossos longos ; (3) EMBOLIA DA MEDULA ÓSSEA: Encontro de fragmentos de medula óssea caracterizados pela presença de gordura e cél. hematopoiéticas no sangue em casos de traumatismo ósseo. È frequente êmbolos pulmonares na medula óssea de pacientes que sofreram fratura de costela no decurso de ressuscitação cardiopulmonar.
9. TROMBOEMBOLISMO: Êmbolos venosos originados de trombos venosos ( exceto no sist. Porta ) são levados aos pulmões e causam embolia pulmonar, Êmbolos arteriais originados de trombos arteriais (coração ou grandes artérias ) são levados à grande circulação e se alojam no cérebro , intestinos , rins, baço e membros inferiores.
10. ISQUEMIA: Redução do fluxo de sangue em uma dada área. As causas da isquemeia incluem: (a) Diminuição da pressão entre artéria e veias (p.ex. estados de choque com redução da pressão arterial) e (b) Obstrução da luz vascular é a principal causa da isquemia → por compressão do vaso por tumores , hematomas, obstrução por espessamento da parede vascular, obstrução por trombos ou êmbolos.
11. CHOQUE :CHOQUE HIPOVOLÊMICO provocado pela súbita de grandes quantidades de líquidos do organismo ( sangramento, cirurgias, ruptura de vasos); (2) CHOQUE CARDIOGÊNICO provocado quando o coração se torna incapaz de bombear adequadamente o sangue ( destruição do miocárdio por infarto, arritmias cardíacas etc) ; (3) CHOQUE SÉPTICO provocado sobretudo por infecções por bactérias gram-negativas produtoras de endotoxinas e, menos frequentemente, por bactérias Gram-positivas, fungos e toxinas bacterianas; (4) CHOQUE NEUROGÊNICO na desregulação do tônus das artérias e veias, queda da resistência vascular periférica e redução do retorno venoso.e (5) CHOQUE ANAFILÁTICO.



BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASILEIRO FILHO,G. BOGLIOLO Patologia geral, 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2006 .
KUMAR,V., COTRAN,R.S & ROBBINS,S.L. Patologia Básica. 5ªed. Rio de Janeiro:Ed.Guanabara Koogan, 2008.
MONTENEGRO,M.R. PATOLOGIA Processos Gerais. 4 ed. Ed. Atheneu, São Paulo,2003 oogan,1998.
ROBBINS & COTRAN – Patologia: Bases Patológicas das Doenças, 7ª. Ed.Rio de Janeiro:Ed.Elsevier,2005.

INTERNET
Disponível em:
http://biblioteca.universia.net/html_bura/verColeccion/params/id/721.html
http;//www.webmd.com
http://www.bireme.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário