quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Sistema Circulatório II - Artéias e Veias

A. Vasos Sangüíneos
1. Introdução
Após deixar o coração, o sangue entra no sistema vascular, que se compõe de numerosos vasos sanguíneos; estes transportam o sangue para todas partes do corpo, permite a troca de nutrientes, produtos de metabolismo, hormônios e outras substâncias entre o sangue e o líquido intersticial e o retorno do sangue para o coração.
2. Tipos de Vasos Sangüíneos
Vasos denominados artérias, conduzem o sangue do coração à periferia. Comparado a outros tipos de vasos sangüíneos, as aa. são capazes de resistir a grandes pressões internas; as aa. maiores (de grande calibre) se dividem em aa. menores, estas em arteríolas e finalmente em finos capilares. Com a progressiva transformação de aa. em capilares, há uma diminuição no diâmetro dos vasos, espessura de suas paredes, na pressão em seu interior e na velocidade com o qual o sangue os atravessa. Os capilares convergem para vasos muito pequenos denominados vênulas, que confluem para formar as veias. As grandes veias retornam o sangue para os átrios do coração. Após o sangue deixar os capilares, sua pressão continua a diminuir - ela é bem menor próxima ao AD, nas veias cavas superior e inferior (a pressão venosa é sempre mais baixa que a arterial, e as paredes das veias nunca são mais espessas que as artérias do mesmo calibre).
3. Estrutura Geral dos Vasos
A variação na espessura das paredes dos vasos sanguíneos se deve à presença ou ausência de uma ou mais camadas de tecido que as constituem, bem como nas diferenças de espessura entre as camadas.
-Túnica Íntima ou Interna- é a camada mais interna; apresenta-se formada por uma camada de células endotelias revestindo o vaso, uma camada de tecido conjuntivo frouxo e uma membrana basal, fibras elásticas. O endotélio da túnica íntima é a única camada presente em vasos de todos os calibre, sendo contínuo com o endocárdio do coração.
-Túnica Média, é freqüentemente mais espessa e apresenta-se constituída por fibras musculares lisas, dispostas circularmente às quais se agrega uma quantidade variável de fibras elásticas.
- Túnica Externa ou Adventícia - é a camada mais externa; relativamente delgada e se compõe de tecido conjuntivo - fibras colágenas e elásticas.
4. Vasos Sangüíneos
ARTÉRIAS, são tubos cilindróides elásticos onde o sangue circula centrifugamente em relação ao coração; podem emitir ramos terminais e colaterais; ramos terminais, quando a artéria se divide e o ramo principal deixa de existir - ex. A. Braquial, A. radial e A. ulnar; ramos colaterais, quando a artéria emite ramos e o tronco de origem continua a existir - saem em diversos ângulos - ângulo agudo, a velocidade sangüínea é a mesma; ângulo reto, diminui a velocidade e ângulo obtuso (recebe também a denominação de a. recorrente), circula em direção oposta à a. de origem.


As artérias podem ser divididas em superficiais e profundas, segundo sua localização; superficiais, distribuição irregular. Ex.: a. temporal superficial. Profundas, quase na totalidade são profundas, e são acompanhadas por uma ou duas veias (chamadas de veias satélites) -
Podemos dividir didaticamente as artérias segundo seu calibre e a predominância de tecidos:
- Grande calibre ou A. elásticas
Incluem a Aorta e seus grandes ramos e a A. Tronco Pulmonar. As paredes dessas aa. são compostas de três túnicas, sendo que a túnica média é bastante espessa e contém além de fibras musculares lisas, uma grande quantidade de fibras elásticas. São também denominadas de condutoras, pois a principal função é transportar sangue.
- Médio e pequeno calibre ou A. musculares
São caracterizadas por uma espessa camada muscular e segundo o calibre do vaso, encontram-se quantidades razoáveis de tecido elástico. De modo geral, quanto maior o calibre, maior a quantidade de fibras elásticas; são também denominadas de distribuidoras, pois se encarregam de fornecer sangue aos diversos órgãos.
ARTERÍOLA, são vasos muito finos, geralmente com diâmetro menor de 0.5mm. Possuem uma luz pequena e uma túnica média relativamente espessa composta quase que exclusivamente por fibras musculares lisas (4 - 5 camadas), com pouco tecido elástico; nas arteríolas próximas aos capilares a túnica média é reduzida compondo-se de fibras musculares dispersas.

CAPILARES
São vasos onde ocorrem as trocas efetivas entre os tecidos e o sangue circulante e é composto de células endoteliais (2-3), lâmina basal, bainha delicada de fibras colágenas e fibras reticulares e células perivasculares ocasionais (pericitos). Arteríolas = três túnicas, sendo que a média possui camada completa de músculo
liso (menos de 100µm)
Metarteríola = camada muscular incompleta
Pré-capilar = sem camada muscular, mais de 10µm
Capilar = menos de 10µm
Vênula coletora = sem camada muscular, menos de 100µm
Vênula muscular = camada muscular
Veia = mais de 100µm

VEIAS, tubos onde o sangue circula centripetamente em relação ao coração. As veias recebem numerosas tributárias ou afluentes e seu calibre aumenta à medida que se aproxima do coração, exatamente o oposto do que ocorre com as artérias.

Encontramos veias superficiais e profundas; as superficiais são subcutâneas, sendo mais calibrosas nos membros e pescoço. Drenam o sangue da circulação cutânea e servem como via de descarga auxiliar da circulação profunda - permitem o esvaziamento das veias dos músculos durante a contração dos mesmos e assim diminuem o retorno pela a circulação profunda; não acompanham artérias. As veias profundas, podem ser solitárias (não acompanham artérias, ex.: veias cavas, ázigos, etc.) ou satélites. Numerosas veias comunicam as veias superficiais com as profundas e são denominadas de veias comunicantes. Didaticamente podemos dividir em vênulas, veias de pequeno, médio e grande calibre.

VÊNULAS
Caracterizam-se por apresentar uma túnica íntima constituída só por endotélio e a túnica média com poucas camadas de células musculares. A adventícia é a camada mais espessa e formada por tecido conjuntivo rico em fibras colágenas (menos de 100µm).

VEIAS de PEQUENO e MÉDIO CALIBRE
Constituem a maioria das veias, com exceção dos grandes troncos e tem cerca de 100 a 900µm de diâmetro. Apresentam uma túnica média com pequenos feixes de músculo liso entremeados por fibras colágenas e uma rede de fibras elásticas. A camada adventícia, de natureza colágena é desenvolvida. As veias não apresentam lâmina elástica externa ou interna e tendem a possuir uma luz maior e paredes mais finas que as artérias que acompanham.
Algumas veias, principalmente de pequeno e médio calibre, apresentam válvulas que direcionam o fluxo sangüíneo no sentido do coração; essas válvulas são pregas de endotélio e possuem forma similar às das válvulas semilunares da Aorta e Tronco Pulmonar. Quando o sangue contido nas veias tenta retornar, as válvulas se enchem de sangue, bloqueando os vasos; são mais comuns nos membros inferiores onde o sangue é conduzido contra a força de gravidade e seu movimento depende da contração dos músculos esqueléticos (a insuficiência de muitas válvulas e conseqüente estase sanguínea é conhecida como varizes).

VEIAS de GRANDE CALIBRE
Apresentam uma camada íntima bem desenvolvida, porém a camada média é extemamente reduzida, com pouca quantidade de músculo liso e tecido conjuntivo; a adventícia é a camada mais evidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário