quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Sistema Linfático

1. Introdução
É um sistema formado por vasos e órgãos linfóides e nele circula a LINFA, sendo basicamente um sistema auxiliar na drenagem venosa e de defesa orgânica.
A linfa apresenta composição semelhante a do plasma sangüíneo, principalmente água, eletrólitos e quantidades variáveis de proteínas que saíram dos capilares sanguíneos - a linfa difere do sangue principalmente pela ausência de células sanguíneas e este sistema está ausente no S.N.C., medula óssea, músculos esqueléticos (mas estão no tecido conjuntivo que o reveste) e estruturas avasculares.
ORIGEM: os espaços linfáticos se originam de fendas do mesênquima e suas células de revestimento tomam caracteres de endotélio; posteriormente formam sacos linfáticos.
2. Vasos linfáticos
Os capilares linfáticos originam-se nos vários tecidos como delgados túbulos em fundo de saco e se apresentam constituídos apenas por endotélio - portanto mais permeáveis que os capilares sangüíneos e virtualmente todos os componentes do líquido intersticial, inclusive proteínas e partículas grandes .
4. Linfonodos
São órgãos pequenos, arredondados ou em forma de feijão que estão distribuídos ao longo de vários vasos linfáticos; sua localização é muito constante, particularmente os que drenam a cabeça e os membros (pescoço, virilha e axila, zonas juncionais de relativo repouso anatômico). São abundantes também em relação aos grandes vasos do tórax, abdome e pelve e ao longo dos ramos das artérias que suprem as vísceras.
5. Ductos linfáticos
Existem dois grandes ductos envolvidos no sistema de drenagem linfática: - ducto torácico e ducto linfático direito
7. Funções
- destruição de bactérias e remoção de partículas estranhas da linfa; bactérias e substâncias estranhas são removidas através da linfa pela ação dos macrófagos, que estão presentes nos linfonodos.
- respostas imunes específicas; frente à presença de bactérias ou substâncias estranhas, os linfócitos e as células plasmáticas produzem anticorpos.
- retorno do líquido intersticial para a corrente sanguínea; o edema poderia ocorrer se um excesso de líquido intersticial se acumulasse nos espaços intercelulares,..
8. Órgãos Linfóides
BAÇO
Maior órgão linfóide, situado no lado esquerdo da cavidade abdominal, junto ao diafragma,
Funções: a) atua como filtro para a corrente sanguínea, mais que os linfonodos para a corrente linfática; b) produz linfócitos e plasmócitos, que produzem anticorpos (principalmente na polpa branca); c) além disso, os macrófagos da polpa branca fagocitam glóbulos vermelhos velhos bem como bactérias e partículas estranhas; d)Também atua, embora com capacidade limitada, como reservatório de sangue.
TIMO
É uma massa bilobada de tecido linfóide localizada posterior ao osso esterno, na região do mediastino anterior; é relativamente grande durante a infância e começa a atrofiar lentamente.
TONSILAS
São massas pequenas de tecido linfóide incluídas na mucosa de revestimento da faringe; t. palatinas - duas, na orofaringe; t. faríngica - única, na nasofaringe e t. línguais, mais numerosas e de pequeno diâmetro, localizadas no dorso faríngeo da língua. Atuam como defesa regional contra a invasão bacteriana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário