quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Sistema Muscular

1. Introdução
A capacidade de reagir em resposta a uma modificação do meio ambiente constitui uma das propriedades fundamentais do protoplasma animal. Assim, a ameba (unicelular) em contato com um agente irritante contrai-se no ponto de estímulo e emite um prolongamento do citoplasma no ponto oposto a aquele que foi estimulado ® movimento. A ameba sendo unicelular, realiza como única célula absorção, respiração, excreção,... - em seres multicelulares, as células diferenciam-se para realizar funções específicas : as células musculares são especializadas em CONTRAÇÃO e RELAXAMENTO.
Estas células agrupam-se em feixes para formar massas macroscópicas, MÚSCULOS, os quais são fixados pelas suas extremidades; portanto irão mover os segmentos do corpo por encurtamento da distância que existe entre suas extremidades fixadas, ou seja, por contração.
Metade do peso total do corpo é de tecido muscular; a maior parte da forma do corpo é devida aos numerosos músculos fixados ao esqueleto e subjacentes a pele; outros músculos estão localizados nas paredes dos órgãos ocos e nos vasos sanguíneos.
1.1 Funções: As funções dependem da localização das células musculares; mas de modo geral, a ação muscular é o resultado da ação das células musculares individuais que são especiais pelo fato de serem as células que melhor exibem a propriedade de contratilidade - que permite encurtar-se e desenvolver tensão. Como resultado, são importantes em atividades de movimento de várias partes do corpo, alteração do diâmetro dos tubos do corpo, propulsão de materiais e expulsão de resíduos. Porém, além de elemento ativo no movimento, a musculatura assegura a estática do corpo, determina a posição e postura do esqueleto junto aos ossos.
2. Tipos de músculos
A célula muscular está normalmente sob o controle do S.N. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide em muitos ramos para poder controlar todas as células do músculo, placa motora. Quando o impulso nervoso passa através do nervo, a placa motora transmite o impulso às células musculares determinando a sua contração; se o impulso para a contração resulta de um ato de vontade ® M. Voluntário ; se o impulso parte de uma porção do S.N. sobre o qual o indivíduo não tem controle, diz-se que é um M. Involuntário
Entretanto, sob diversas condições, as contrações dos mm. voluntários não requerem um propósito consciente, ex.: a pessoa não pensa na contração dos mm. envolvidos na manutenção da posturaErro! Indicador não definido.® S.N. Somático e o M. InvoluntárioErro! Indicador não definido.® S.N. Autônomo.
Portanto, Funcionalmente:
M. Voluntário e M. Involuntário
Histologicamente:
M. Voluntário - estrias transversais ®®M. Estriado
M. InvoluntárioErro! Indicador não definido.® M. Liso
M. Cardíaco - semelhante ao m. estriado,mas com ação involuntária.
Topograficamente:
M. Estriado - são esqueléticos, isto é, estão fixados pelo menos em uma extremidade no esqueleto.
M. Liso - são viscerais, são encontrados nas paredes das vísceras
3. Anatomia microscópica do M. Estriado
- Organização: num músculo, os feixes de fibras não estão agrupados ao acaso, mas organizados em feixes envolvidos por uma membrana externa de tecido conjuntivo, epimísio. Do epimísio partem septos muitos finos que se dirigem para o interior do músculo, dividindo-o em fascículos. Estes septos são chamados de perimísio. Cada fibra muscular é envolvida por uma camada muito delgada de tecido conjuntivo, endomísio.

3. Anatomia Macroscópica dos M. Estriados
Possui uma porção média e extremidades; a porção média é carnosa, vermelha no vivente = ventre muscular, predominam as fibras musculares, sendo a parte ativa do músculo, isto é, a porção contrátil. As extremidades são cilindróides ou em forma de fita - tendões e laminares - aponeuroses, com a função de fixar o músculo ao esqueleto.
Os tendões são esbranquiçados e brilhantes, muito resitentes e praticamente inextensíveis, constituídos de tecido conjuntivo denso, rico em fibras colágenas. (Nem sempre os tendões e as aponeuroses se predem ao esqueleto, podendo se fixar em cartilagens, cápsulas articulares, septos intermusculares, derme, etc.).
Fáscia muscular, é uma lâmina de tecido conjuntivo que envolve cada músculo e funciona como uma autêntica bainha elástica de contenção, para o músculo possa exercer eficientimente seu trabalho de tração; outra função, é permitir o deslizamento do músculos entre si.
5. Origem e Inserção
Por razões didáticas, convencionou-se chamar ORIGEM, extremidade do músculo preso à peça óssea que não se desloca - PONTO FIXO.
INSERÇÃO, extremidade do músculo presa à peça óssea que se desloca - PONTO MÓVEL; leva-se em conta o movimento habitual. Ex.: flexão do antebraço - M. Braquial - origem, face anterior do úmero, inserção, face anterior da ulna; atleta eleva seu corpo numa barra, M. Braquial, a origem e inserção se invertem. (Nos membros, geralmente a origem é proximal e a inserção é distal).
6. Classificação
6.1 Quanto à FORMA do músculo e ARRANJO das fibras
a) Disposição paralela das fibras
- comprimento predomina sobre a largura M. Longo, Ex. M. Sartório.
- convergência das fibras M. Fusiforme, Ex. M. Braquial.
- comprimento proporcional à largura M.Largo, Ex. M.Glúteo Máximo
- convergência das fibras a uma extremidade M. em Leque, Ex. M. Temporal.
b) Disposição oblíqua das fibras, em relação ao eixo de tração (Peniformes)
- se as fibras musculares se prendem numa só margem da linha tendínea® Unipenado, Ex. M. Extensor Longo do Hálux
- se as fibras se prendem nas duas margens da linha tendínea Bipenado, Ex. M. Reto da Coxa, M. Milo-hióideo.
6.2 Quanto à ORIGEM (ou número de tendões de origem)
Quando os músculos se originam por mais de um tendão, diz-se que apresentam mais de uma cabeça de origem
- 2 cabeças Bíceps, Ex. M. Bíceps do Braço
- 3 cabeças Tríceps, Ex. M. Tríceps da Perna
- 4 cabeças Quadríceps, Ex. M. Quadríceps da Coxa.
6.3 Quanto à INSERÇÃO
Os músculos podem se inserir por mais de um tendão,
- 2 tendões Bicaudado, Ex. M. Flexor Curto do Hálux, M. Bíceps Braquial em movimento de elevação do tronco.
- + de 2 tendões Policaudado, Ex. M. Flexor Longo dos Dedos
6.4 Quanto ao VENTRE MUSCULAR
Alguns músculos apresentam mais de um ventre muscular, com tendões intermediários situados entre eles.
- 2 ventres e um tendão intermediário Digástrico, Ex. M. Digástrico
- + de 2 ventres Poligástrico, Ex. M. Reto do Abdome
6.5 Quanto à AÇÃO
Principal ação do músculo resultado da contração muscular: flexores, adutores, abdutores, extensores, etc.
7. Análise Funcional em determinado movimento
- Quando um músculo é o agente principal na execução de um movimento é considerado como AGONISTA.
- Quando um músculo se opõe ao trabalho de um agonista, seja para regular a rapidez ou a potência de ação deste agonista (limita a ação do agonista), é considerado como ANTAGONISTA (termo não ideal, pois eles mais cooperam que se opõem) .
- e músculos que indiretamente auxiliam um movimento, estabilizando uma articulação, prevenindo movimentos indesejados e permitindo que os agonistas atuem eficientimente, SINERGISTAS. As ações dos antagonistas e sinergistas fazem com que os movimentos sejam delicados e precisos.
Ex.:extensão do antebraço - contração do M. tríceps agonista
M. Braquial antagonista, retarda o movimento para que o tríceps não execute bruscamente.
Ex. uma flexão pode ser acompanhada de uma rotação, neste caso, a contração dos sinergistas pode auxiliar os agonistas, opondo-se aos movimentos de rotação não desejados.
- músculos que agem distantes do movimento principal estabilizando outras articulações, FIXADORES OU POSTURAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário