quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Sistema Circulatório

1. Introdução
O sistema circulatório pode ser "dividido" em 3 partes:
- sistema sangüíneo, inclui o coração e este funciona como bomba contrátil-propulsora e um sistema fechado de tubos, os vasos sangüíneos, que transportam o sangue.
- sistema linfático, inclui órgãos que participam da resposta imune (baço, timo, tonsilas e linfonodos) e vasos que coletam a linfa e a transportam para o sistema cardiovascular.
- órgãos hematopoiéticos, responsáveis pela produção de células do sangue (medula óssea). Alguns autores incluem até o baço e timo.
2. Coração
Kardia - grego ®®coração; é um órgão cavitário
2.1 Forma
Forma de um cone, com ápice e base, possui três faces e quatro margens.
A BASE tem forma quadrilátera, voltada para cima, para trás e para à direita, ao nível da 2ª e 3ª costela; formada principalmente pelo Átrio Esquerdo, parte do Átrio Direito e porção proximal dos grandes vasos que penetram pela parede posterior do coração.
Da base, o coração se projeta para baixo, para frente e para esquerda terminando em um ÁPICE arredondado que ocupa o 5º espaço intercostal esquerdo, cerca de 8 cm da linha medioesternal e é formado pelo Ventrículo Esquerdo.
FACES: diafragmática ou inferior - é a região entre a base e o ápice, que repousa sobre o músculo diafragma (VD e VE)
Face esternocostal ou anterior - posterior ao esterno e costelas, formado principalmente pelo VD e AD.
Face pulmonar - voltada para o pulmão esquerdo, dirigida para trás, para cima e para esquerda; formado quase inteiramente pelo VE, contudo uma pequena parte do AE e sua aurícula contribuem para sua formação superior.
2.2 Situação
Localiza-se na cavidade torácica, no mediastino médio, posterior ao osso esterno, superior ao m. diafragma, obliquamente ao plano mediano (40°).
2.3 Morfologia Externa
- AURÍCULAS DIREITA e ESQUERDA (Auris - latim orelha)
pequena bolsa muscular cônica, que são expansões dos átrios
forma triangular, semelhante a orelha de gato; hoje pensa-se em função endócrina, pois esta libera o ANF (fator atrio-natrium urétrico)que atua na liberação de líquidos e sódio - aurícula e em menor quantidade átrios.
- VASOS CORONÁRIOS (A. coronária direita, sai do seio aórtico anterior - ramo marginal e ramo interventricular posterior e A. coronária esquerda, sai do seio aórtico posterior esquerdo - ramo interventricular anterior)
- SULCOS, verificam-se ranhuras e sulcos que indicam a divisão do coração em 4 câmaras: sulco coronário, separa os átrios dos ventrículos (contém os troncos dos vasos coronários do coração); sulco interatrial, separa os dois átrios (é pouco marcado na superfície posterior, enquanto anteriormente, está encoberto pelo tronco pulmonar e aorta); sulco interventricular anterior, está na face esternocostal e sulco interventricular posterior, está na face diafragmática (ambos separam os ventrículos).
2.4 Estrutura e Pericárdio
ESTRUTURA - a parede do coração é constituída por 3 camadas: epicárdio, miocárdio e endocárdio. O epicárdio (pericárdio visceral) é uma membrana serosa muito fina, que adere à superfície externa do órgão. O miocárdio, é camada mais espessa e se compõe de músculo cardíaco.
PERICÁRDIO - consiste de um tecido que envolve o coração, separa dos outros órgãos, fixa o órgão, permite os movimentos de expansão e contração, etc. Composto de duas camadas: pericárdio fibroso, e pericárdio seroso.
2.5 Morfologia Interna
O coração consiste de 4 câmaras: dois átrios e dois ventrículos
ÁTRIO DIREITO
É uma câmara mais ou menos quadrangular e se localiza na região superior direita do coração; o interior apresenta duas porções principais: posterior, no qual se abrem os grandes vasos, tendo paredes lisas, sendo denominado seio das veias e anteriormente a este, uma porção com paredes rugosas e que está em continuidade com a aurícula direita; o AD comunica-se com o VD através do óstio átrio-ventricular. Abrem-se nesse átrio os seguintes vasos:
- Veia Cava Superior, traz o sangue da metade superior do corpo e se abre na porção súpero-posterior do átrio. Seu óstio está dirigido para baixo e para frente, não possuindo válvulas.
- Veia Cava Inferior, traz o sangue da metade inferior do corpo. Os músculos pectíneos são músculos com disposição paralela que se inclinam em direção ao óstio átrio-ventricular.
VENTRÍCULO DIREITO
Estende-se do AD até próximo ao ápice do coração e forma parte da face anterior do coração. Apresenta o Tronco Pulmonar.
A parede do VD é mais delgada do que a do VE.
O óstio átrio-ventricular é a grande abertura oval entre o AD e o VD.
A valva átrio-ventricular direita (Tricúspide) consiste de aproximadamente 3 cúspides
A valva pulmonar consiste de três válvulas semilunares (anterior, posterior direita e esquerda) estando fixadas à parede do Tronco Pulmonar e suas margens livres dirigidas para cima, na luz do vaso.
ÁTRIO ESQUERDO
É menor que o direito, porém suas paredes são mais espessas.
As veias pulmonares, em número de 4, abrem-se na parte superior da superfície posterior do AE, duas de cada lado; seus óstios não possuem.
VENTRÍCULO ESQUERDO
É mais longo e cônico que o direito e forma o ápice do coração; seu miocárdio é 3 vezes mais espesso que o do VD.
A valva átrio-ventricular esquerda consiste de duas cúspides triangulares.

Um comentário: